Veja em que você deve ficar atento antes de decidir entre o pagamento à vista ou a prazo.
Realizar compras a prazo é um comportamento comum entre os brasileiros. De um modo geral, adoramos cartões de crédito e outras formas de parcelamento de nossas compras.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de 80 milhões de brasileiros têm, pelo menos, uma compra feita parcelada.
Mas será que realmente compensa?
Pagamento à vista ou a prazo, qual é mais vantajoso para os clientes? Descubra agora o que você deve avaliar antes de tomar uma decisão de compra.
Qual o valor do produto ou serviço?
É importante levar em consideração o valor do produto e o seu poder de compra. Caso seja algo que você possa arcar com os custos totais no ato da compra, compensa fazer o pagamento à vista e pechinchar um desconto.
Alguns estabelecimentos oferecem até 10% de desconto para pagamento à vista. Além disso, você não compromete suas finanças futuras, podendo manter sua organização e planejamento.
Mas é sabido que nem sempre temos o dinheiro em mãos para comprar o que queremos ou precisamos, principalmente produtos com custo mais elevado, automóveis, imóveis, alguns eletrodomésticos, entre outros.
Nesses casos, o parcelamento é necessário, mas se atente para não prolongar demais as prestações, faça o pagamento a prazo em, no máximo, 12x.
Compare os descontos
Como dito antes, alguns vendedores oferecem até 10% de desconto em compras feitas com pagamento à vista, mas é preciso analisar se esse desconto realmente compensa. Essa porcentagem de desconto é interessante na compra de produtos de alto custo.
Por exemplo, se você for comprar uma máquina de lavar que custa R$ 3.000,00 e pagando à vista você tem um desconto de 10%, o valor final dessa máquina sai a R$ 2.700,00, assim você fará uma economia de R$ 300,00. Compensa muito.
Os descontos também variam de um estabelecimento para o outro, compare os preços e os descontos nas condições de pagamento, tanto à vista quanto a prazo.
Verifique os juros
Muitas vezes não temos o hábito de verificar o quanto estamos pagando a mais, de juros, em uma compra. Por isso é importante conferir se o seu parcelamento é com ou sem juros e qual é a porcentagem.
Vamos seguir com o mesmo exemplo da máquina de lavar, suponhamos que você não tenha os R$3000,00 em mãos e a única alternativa é fazer o pagamento a prazo.
Parcelando em até 6x você não paga juros, porém, acima das 6 parcelas o juros é crescente, chegando a 5% de juros em caso de parcela em 12x. Nesse caso, você pagaria R$ 3.150,00, uma diferença de R$ 450,00 entre o pagamento à vista com desconto e pagamento a prazo em até 12x.
Não se descuide da sua saúde financeira
Independentemente de se a compra será feita à vista ou a prazo, o mais importante é que você mantenha seus pagamentos em dia.
Não vale a pena pagar à vista uma nova compra e ficar devendo compromissos assumidos antes. Como também não rola de fazer uma compra parcelada no cartão de crédito e não pagar ou atrasar as faturas, que inclusive tem uma das taxas de juros mais temidas no mercado.
Faça uma reserva financeira e compre à vista com maior facilidade
A reserva de emergência pode te ajudar bastante em momentos que precisa fazer uma compra à vista para garantir um bom desconto. Atualmente, o investimento no Tesouro Direto Selic está rendendo 2% ao ano.
Sabe aqueles mesmos R$ 3.000,00 que você precisa para comprar a máquina de lavar? Então, esse valor investido no Tesouro Selic durante um ano te daria o rendimento de R$ 60,00, passando de R$ 3.000,00, para R$ 3.060,00, com o rendimento de 2% ao ano.
Lembra também que o desconto de pagamento à vista da máquina é de 10% e que comparada ao pagamento a prazo você teria um desconto de R$ 450,00?
Pois é, nesse caso seria bem mais vantajoso pagar à vista, pois o valor do desconto é maior que o rendimento do dinheiro investido.
Análise minuciosamente antes de fazer uma compra e veja qual opção é melhor no seu caso, o pagamento à vista ou a prazo.
Sou formado em Ciência da Computação mas me apaixonei pelo marketing e já fazem mais de 10 anos que atuo com produção de conteúdo para a internet com o objetivo de agregar conhecimento e facilitar a vida das pessoas.