Veja como é Possível Sair das Dívidas até o final de 2021

Mais de 60% das famílias brasileiras que recebem até 10 salários mínimos estão endividadas, saiba como sair dessa

De acordo com uma pesquisa feita pela Peic (Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 25,7% das famílias brasileiras estão endividadas.

O número é ainda maior quando se trata da população de baixa renda, em que mais de 60% das famílias que recebem até 10 salários mínimos têm dívidas.

Para quem está no meio do furacão pode ser difícil pensar numa solução para sair desse problema. Mas saiba que se organizar direitinho, dá para pagar as dívidas e ter uma qualidade de vida melhor.

Listamos aqui alguns hábitos que podem ajudar a melhorar sua situação financeira e sair das dívidas.

Anote e calcule todas as suas dívidas

O primeiro passo para conseguir quitar suas dívidas e ter o nome limpo é saber quais são as suas dívidas e qual o valor delas. Algumas pessoas acabam perdendo o controle e já não sabem mais quanto está a dívida ou esquecem alguma outra que já tenham feito. 

Por isso, é importante saber quem você deve e quanto está a dívida. Assim, você poderá organizar sua vida financeira e traçar um plano para conciliar suas despesas atuais e ainda sair das dívidas

Faça um planejamento financeiro

É muito importante ter um planejamento financeiro, faça uma planilha, use um app ou anote tudo em um caderno, contanto que você saiba exatamente o que você recebe e com o que você está gastando.

Aquele lanchinho na rua, a cervejinha do final de semana, um produto em promoção, tudo isso pode afetar sua saúde financeira e dificultar que você saia das dívidas rápido.

Outra coisa importante para organizar suas finanças é reduzir os gastos variáveis e fazer o seu salário render. Contas de água, luz, telefone, transporte e alimentação variam de valor mês a mês, assim você pode fazer uma análise de onde está gastando mais do que deveria e reduzir os gastos. 

Transporte por aplicativos e pedir lanches por delivery tem sido um dos grandes vilões das faturas de cartões de crédito.

As pessoas se apegam aos vouchers promocionais, mas esquecem que ainda assim precisarão pagar por aquele serviço, depois da bola de neve, não sabem como sair das dívidas cartão de crédito. Fique atento e corte o que não for essencial.

Negocie suas dívidas

Depois que você já souber exatamente quanto recebe, quanto gasta com as despesas fixas e quais são as suas dívidas, busque renegociá-las.

No site do Serasa e do SPC você tem fácil acesso às suas dívidas e consegue negociá-las com seu credor, em algumas situações o cliente em débito consegue até 90% de desconto no valor final da dívida para quitá-la. 

Ao negociar sua dívida, é importante ficar atento ao valor e período das parcelas, porque nada adianta você firmar um acordo ao qual não consegue cumprir.

Negocie parcelas que cabem no seu bolso e busquem não fazer novas dívidas enquanto estiver quitando uma, isso pode virar uma bola de neve difícil de se desfazer.

Tente fazer uma renda extra

Muitas pessoas precisam fazer milagres com o baixo salário que recebem e acham que não tem como sair das dívidas ganhando pouco.

Sabemos que as despesas de uma família são altas e muitas pessoas e famílias sobrevivem com o salário mínimo, por isso a sugestão é que busquem uma forma de fazer renda extra.

Pense em algo que você faz bem e que você goste de fazer e use isso ao seu favor.

Pode ser um serviço de entrega fora do horário de expediente do trabalho fixo, pode ser vender lanches ou bombons para os colegas de trabalho, ou dar uma aula particular para alguém com dificuldade em matemática, por exemplo.

Seja o que for, o importante é conciliar seus horários e ganhar um dinheiro a mais. Essa renda extra pode fazer toda a diferença para você se livrar das dívidas.

Baixe agora mesmo algum aplicativo de finanças, organize sua vida financeira e saia das dívidas. Ter o nome limpo vai te trazer crédito na praça e oportunidade de fazer novos e melhores negócios. 

Sem nome sujo! Dicas para limpar seu nome ainda em 2021

carteira digital de trabalho

Carteira de Trabalho Digital: Saiba Como Funciona Este Aplicativo