Sem nome sujo! Dicas para limpar seu nome ainda em 2021

Ter o nome sujo é uma situação que atinge mais de 60  milhões de brasileiros e a negativação é um dos principais obstáculos para conseguir crédito no mercado e financiamentos. Com a chegada de um novo ano é comum que as pessoas tracem planos, busquem resolver problemas pendentes e iniciar uma nova etapa. 

Para te ajudar a escolher o melhor caminho, listamos aqui 4 dicas de como limpar nome sujo em 2021. Confira!

1 – Consulte seu CPF no site do Serasa ou SPC

O primeiro passo é conferir se seu CPF está negativado, para isso você deve acessar o site oficial do Serasa  ou o site Negociar dívida online, do SPC, e criar um login e senha para realizar a consulta. No site do Serasa a pesquisa é totalmente gratuita e você não precisa do intermédio de nenhum profissional específico para fazê-la. 

Ao acessar o site você poderá ver se seu nome está sujo no Serasa, se seu CPF tem alguma pendência junto à Receita Federal e sua pontuação do score.  Caso seu nome esteja sujo, haverá no site a opção Serasa Limpa Nome, lá será possível realizar um acordo junto a empresa a qual você é o devedor. 

A plataforma Negociar dívida online funciona de modo bem semelhante, porém, neste caso, para quem está com o nome sujo no SPC.

2 – Serasa Limpa Nome

Após consultar suas dívidas em atraso, verifique as opções de pagamento junto ao Serasa Limpa Nome, lá diversas empresas fazem ofertas com várias formas de pagamento para você quitar o seu débito. 

Empresas de telefonia como a Claro, Vivo, Tim e Oi, instituições bancárias como Itaú e Santander, entre outras, participam ativamente de negociações. Muitas companhias fazem ofertas com até 90% de desconto do valor final da dívida e oferecem acordos parcelados para quem não puder quitar o débito à vista.

Essas oportunidades são vantajosas para ambas as partes, pois o cliente vai poder limpar o nome sujo e a empresa recebe o que lhe é devido. Então consulte o seu débito e não perca a oportunidade de ter o nome limpo.

3 –  Pontuação no Score

É bem provável que você já tenha escutado falar sobre score, mas você sabe o que isso significa? De um modo bem direto, score é uma ferramenta que mede o perfil e comportamento do consumidor perante suas dívidas, e é pela pontuação no score que as empresas decidem se vão te liberar crédito ou não.

O score é medido por uma pontuação de 0 a 1000, em que 0 significa que você tem sido um mau pagador e 1000 que você honra com suas dívidas conforme o combinado.

Mas mesmo pagando tudo em dia, algumas coisas interferem sua pontuação no score fazendo com que ela caia, como é o caso de pessoas que têm financiamentos longos, como FIES ou dívidas habitacionais.

Por outro lado, mantendo as parcelas desses financiamentos em dia, aumenta a probabilidade de conseguir a confiança e novos créditos de instituições financeiras. 

A grosso modo a pontuação do score funciona da seguinte forma: pontuação acima de 700 significa baixo risco de inadimplência, entre 300 e 700 o risco é médio e abaixo de 300 quer dizer alto risco, o que dificulta a concessão de crédito no mercado.

4 – Como aumentar a pontuação no Score    

Mas suponhamos que você esteja com o nome sujo e sua pontuação no score não esteja das melhores, como mudar isso? Lembra que falamos lá em cima sobre a possibilidade de fazer acordo com as empresas e quitar os débitos? Então, cumprindo corretamente o acordo feito e ativando seu Cadastro Positivo, você pode usar o Score Turbo, que aumenta na hora sua pontuação, limpando o seu nome e retomando as chances de crédito.

Compensa deixar a dívida caducar?

Não! Depois de 5 anos com uma dívida, ela caduca, isso significa que seu nome não fica mais negativado no Serasa ou SPC.

Você deve estar se perguntando o porquê não vale a pena deixar que caduque, e a resposta é simples.

Apesar de o seu nome não ficar negativado no Serasa, a dívida não deixa de existir e a empresa que você deve pode continuar te cobrando e negar compras futuras.

Agora que você já sabe onde ir e como limpar seu nome, se organize e comece 2021 sem nome sujo.

Como Fazer uma Reserva de Emergência (Comece Hoje Mesmo)

Veja como é Possível Sair das Dívidas até o final de 2021