Financiamento para Imóvel Usado: Como Funciona?

Entenda agora tudo sobre como funciona o financiamento para imóvel usado!

Comprar um imóvel novo ou então direto na planta, requer um alto investimento, além de envolver certos riscos. Atrasos na entrega do imóvel, ou então mudança no valor do imóvel ainda na fase de construção são algumas delas.

Sabendo disso, muitas pessoas acabam optando pelo financiamento para imóvel usado. Se você também quer seguir pelo mesmo caminho, mas não sabe como funciona esse tipo de financiamento, não se preocupe!

Preparamos esse artigo completo para explicar a você tudo sobre como funciona o financiamento para imóvel usado. Confira!

financiamento para Imóvel Usado

Como financiar imóvel usado?

Para fazer o financiamento para imóvel usado é necessário primeiro escolher o imóvel que será financiado. Depois que fizer sua escolha, então é só ir checar com o banco de sua preferência se ele oferece esse tipo de financiamento.

Normalmente a maioria dos bancos oferece, a única diferença de um para o outro são as taxas. Além disso, em alguns casos específicos, as condições de pagamento também se diferenciam de um banco para outro.

Também é importante que antes de solicitar o crédito, que faça um financiamento imóvel usado simulação no banco escolhido. Assim, terá uma noção melhor sobre as taxas cobradas e o valor da parcela.

Com a simulação feita, bem como a decisão sobre qual banco fazer o financiamento tomada, é preciso seguir os próximos passos. Ou seja, você deve preencher um formulário que dará ao banco a condição de fazer a análise do seu perfil.

Esta análise é importante pois é através dela que o banco verifica se o seu perfil está ou não qualificado para conseguir o financiamento.

Qual o valor de financiamento para imóvel usado?

Normalmente o máximo de crédito que é possível conseguir é de 90% do valor total do imóvel. Em alguns casos é possível obter 80% do valor, mas isto irá depender de fatores como:

  • Banco escolhido para financiamento
  • Modalidade de parcelas

Por exemplo, se você financiar imóvel usado pela Caixa Econômica Federal, então só poderá obter 50% do valor pelo financiamento. Portanto, é muito importante analisar qual é a porcentagem limite para financiamentos que cada banco oferece.

Além disso, é preciso reservar o valor de 5% do custo total do imóvel escolhido para quitar despesas extras como:

  • Despesas de cartório
  • Impostos obrigatórios como o ITBI que é o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis.

Outro detalhe é que o financiamento não pode comprometer mais que 30% da sua renda mensal pelas parcelas. Ou seja, antes de finalmente ser assinado um contrato é preciso passar pela análise jurídica para rever as possibilidades de contratação

Qual a diferença no financiamento para imóvel usado para financiamento de imóvel novo?

Até pouco tempo atrás haviam taxas diferentes na hora de financiar um imóvel usado e um imóvel novo. Mas hoje, essa distinção já não existe. Em alguns bancos, como na Caixa, por exemplo, a diferença que há é no percentual do valor coberto pelo financiamento. Para imóveis novos, a Caixa financia até 80% do valor do bem.

Além disso, outro ponto que também sofre mudanças é na documentação solicitada.

Documentos necessários

Se o seu perfil foi aprovado para o financiamento após a simulação feita pelo banco e a análise de perfil e crédito, serão necessários alguns documentos para prosseguir com o financiamento.

Os documentos para trabalhadores dependentes são:

  • Cópias e documentos originais do RG e CPF individual ou do casal.
  • Holerites.
  • Extrato bancário individual ou de ambos.
  • Declaração do imposto de renda do casal completa.

Os documentos para trabalhadores independentes são:

  • Restituição do Imposto de Renda
  • Recebimento por trabalho executado
  • Recebimento da demonstração de trabalho
  • Declaração da união para a categoria.

Quais bancos oferecem esse tipo de financiamento

A maioria dos bancos oferece financiamento para imóvel usado. Basta solicitar informações diretamente com o seu banco. Segue abaixo alguns links para conferir nos respectivos bancos:

Os links irão direcionar você para o site dos bancos, é só encontrar a área de contato ou área de financiamentos. E enviar uma mensagem para solicitar maiores informações sobre o financiamento.

Portanto, agora que você já sabe como fazer um financiamento para imóvel usado e onde financiar imóvel usado pela Caixa, pelo BB ou pelo Santander, procure maiores informações e dê início aos seus planos.

melhor aplicativo de hospedagem

7 Melhor Aplicativo de Hospedagem: Veja as Opções Disponíveis

como tirar título de eleitor

Como Tirar Título de Eleitor