Como Abrir um MEI Passo a Passo de Maneira Simples

Aprenda nesse artigo como abrir um MEI através de um passo a passo simplificado!

Com o índice de desemprego em alta, o número de pessoas que buscam alternativas para trabalhar por conta própria também aumentou.

E para não trabalhar na informalidade, muitos procuram fazer seu registro como Microempreendedor Individual (MEI). Mas nem todos sabem como abrir um MEI

Se esta também é sua dúvida, continue sua leutura e veja agora tudo o que precisa saber sobre o assunto. Desde o que é MEI, ou então o que precisa para abrir um MEI. Até o passo-a-passo de como abrir um MEI pela internet. Confira!

O que é e para que serve um MEI?

Em síntese, o MEI ou o registro de Microempreendedor Individual é um modelo de empresa mais simples para empreendedores informais.

Este modelo foi criado pela Lei Complementar 128/2008 e ficou ativo a partir de 1º de julho de 2009. No geral, utilizam o MEI trabalhadores que trabalham por conta própria em atividades não regulamentadas por entidades de classe. São exemplos:

  • Cabeleireiros
  • Pintores
  • Vendedores
  • Carpinteiro
  • Chaveiro entre outras profissões que trabalham de maneira informal.

Com o registro do MEI, estes profissionais formalizam o seu trabalho, bem como vpassam a contar com os benefícios previdenciários. Ou seja, através do MEI, é possível garantir benefícios como auxílio-maternidade, aposentadoria e auxílio-doença além da emissão das notas fiscais.

Quando um trabalhador faz o MEI ele ganha um registro de CNPJ. Além disso, ele é enquadrado em um modelo de Simples Nacional mais simplificado onde é necessário apenas pagar um pequeno valor mensal que se refere aos tributos da atividade exercida.

Como abrir um MEI?

Agora que você já sabe o que é um MEI e para que ele serve é hora de saber como abrir um MEI. Somente assim será possível formalizar sua microempresa individual. No geral, o processo é fácil e pode ser feito inclusive online.

Como abrir um MEI passo a passo

Veja abaixo o passo a passo de como abrir um MEI e formalizar sua empresa:

1.      Condições necessárias para ter como abrir um MEI

Existem algumas condições necessárias para abrir um MEI, o que inclui não ter participação como sócio ou então titular em nenhuma outra empresa. Além disso, é preciso ter faturamento abaixo de R$ 81 mil por ano. E também exercer as atividades permitidas (sendo possível registrar uma ocupação principal e mais 15 secundárias).

2.      Criando a conta gov.br

Para abrir o MEI é preciso fazer o cadastro no Gov.br que permite acesso aos serviços públicos digitais. Para isso vá até o Portal do Empreendedor, procure pelo serviço de formalização do MEI. Depois clique em “quero ser” logo após em “formalize-se”.

3.      Completando o cadastro no portal do empreendedor

Agora que você tem cadastro no Gov.br é preciso prosseguir a partir do “formalize-se” e preencher seus dados no portal.

Preencha então o número do recibo da declaração de imposto de renda ou então do título de eleitor. Depois que fizer isto, adicione seu número de celular para receber o SMS com código.

4.      Como abrir um MEI – Definindo nome fantasia e atividades

Nessa etapa você vai precisar selecionar sua atividade principal e atividades que irá realizar como microempreendedor individual. Além disso, teria ainda de criar o nome fantasia da sua empresa.

Também será preciso completar dados como endereço de atuação como endereço de casa, comercial ou via internet, por exemplo. É importante a definição do endereço onde irá funcionar com acréscimo de dados e CEP.

Emitindo certificado CCMEI

Após todo o processo, leitura e seleção das declarações obrigatórias para o MEI, é hora de emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, ou o CCMEI. É este certificado que irá comprovar a inscrição como MEI através do número de registro do CNPJ na Junta Comercial.

Tem como abrir um MEI gratuito?

A abertura do MEI é feita de forma gratuita. No entanto assim como qualquer empreendedor há uma taxa que será cobrada para que receba os benefícios do Governo.


Portanto, agora que você já sabe como abrir uma MEI, não deixe seus serviços ficarem sem os benefícios que esse registro pode te oferecer e formalize sua profissão.

saldo do fgts pelo celular

Saldo do FGTS pelo Celular: Veja Como Consultar

pis pasep

PIS/Pasep: 23 Bilhões Ainda Não Foram Sacados: Descubra se Você tem Direito