Como conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz

Adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos podem trabalhar como Jovem Aprendiz

Entrar no mercado de trabalho não costuma ser uma tarefa fácil, pois os candidatos às vagas esbarram em uma série de exigências das empresas contratantes.

Um dos principais obstáculos de acesso ao primeiro emprego é a busca por profissionais com experiência anterior comprovada. Mas como ter experiência se ninguém dá uma primeira chance, não é mesmo?

As vagas oferecidas para jovem aprendiz podem ajudar a resolver esse problema. Entenda agora como funcionam as vagas para menor aprendiz e como conseguir o emprego.

Jovem Aprendiz: o que é?

O programa Jovem Aprendiz foi criado em 2000, por meio da Lei 10.097, também conhecida como Lei da Aprendizagem, que determina que as empresas de médio e grande porte tenham em seu quadro de funcionários 5% a 15% de pessoas que se encaixem no perfil de jovem aprendiz. 

O objetivo desse programa é oferecer a oportunidade de emprego, aprendizagem e capacitação para milhares de jovens, além de buscar reduzir a evasão escolar, uma vez que, para fazer parte do programa jovem aprendiz, é necessário estar matriculado e frequentando as aulas no ensino fundamental ou médio.

Como funciona o programa Jovem Aprendiz?

Como foi regulamentado por meio de uma lei, o programa jovem aprendiz tem algumas regras. São elas:

  • Os interessados devem ter entre 14 e 24 anos;
  • O jovem ou adolenscente deve estar matriculado e frequentando as aulas no ensino fundamental ou médio (algumas vagas são preferenciais aos alunos de escola pública);
  • O contrato de trabalho tem duração máxima de 2 anos;
  • O modelo de trabalho de jovem aprendiz deve ser feito com carteira assinada;
  • A jornada de trabalho deve ser de 6 a 8 horas por dia, não podendo ultrapassar esse limite com pagamento de hora extra ou compensação de horas;
  • A vaga destinada ao jovem aprendiz deve oferecer uma formação técnico-profissional (teórica e prática);
  • O horário de trabalho não pode interferir na vida escolar do jovem ou adolescente;
  • O salário é baseado no mínimo-hora nacional ou piso estadual;
  • É assegurado ao jovem aprendiz o direito a vale-transporte. 

Vagas de Jovem Aprendiz

Aqui vai uma lista com algumas empresas muito legais que oferecem vagas para menor aprendiz.

Jovem Aprendiz Caixa

Jovem Aprendiz Caixa –  O maior banco estatal do país oferece vaga de jovem aprendiz para quem deseja trabalhar no setor administrativo e de serviço bancário.

A candidatura às vagas não são feitas diretamente na Caixa, assim, os interessados devem procurar as empresas parceiras de sua região e se informar sobre o processo seletivo. 

Jovem Aprendiz Bradesco

Jovem Aprendiz Bradesco –  Ainda na área de serviços bancários, o Bradesco é outra empresa que oferece vagas para jovem aprendiz.

Acesse o site e confira as vagas disponíveis na região de interesse. 

Jovem Aprendiz Correio

Jovem Aprendiz Correio – Os interessados nas vagas de menor aprendiz do Correio devem ficar ligados nas datas de abertura do processo seletivo. Em 2021, ainda não foi divulgado.

Jovem Aprendiz Ambev

Jovem Aprendiz Ambev – Assim como outras grandes empresas, a Ambev tem processos seletivos durante o ano todo. Portanto, é preciso sempre conferir o site e ver quais vagas estão disponíveis.

Jovem Aprendiz Embraer

Jovem Aprendiz Embraer –  Já pensou em começar a vida profissional em uma das maiores fabricantes de aviões do país? Pois corra no site da Embraer e cadastre seu currículo.

Jovem Aprendiz Braskem

Jovem Aprendiz Braskem – Na Braskem, o programa é aberto para jovens entre 18 e 24 anos. Confira todos os detalhes no site.

Jovem Aprendiz Itaú

Jovem Aprendiz Itaú – Além dos direitos garantidos pela CLT, o Itaú ainda oferece uma série de benefícios para os jovens aprendizes. As inscrições são feitas diretamente no site do banco.

Além da candidatura direcionada para a empresa desejada, os adolescentes e jovens também podem procurar empresas que redirecionam os candidatos às empresas interessadas, como é o caso do CIEE e do Assprom. 

CIEE

CIEE – No site do CIEE, os estudantes encontram, além das vagas abertas, diversas dicas profissionais, montagem do currículo, teste de perfil comportamental, entre outros. 

Assprom

Assprom – Associação Profissionalizante do Menor, atua em Belo Horizonte, especialmente com famílias e jovens em situação de vulnerabilidade. Além de oferecer a oportunidade do primeiro emprego, o programa também desempenha um importante papel de inclusão social. 

Somado a esses diversos sites, o parceiro para todas as horas Google, apresenta um leque imenso de oportunidades. Basta uma breve pesquisa com a palavra-chave “jovem aprendiz”, e vários resultados de busca ofertando vagas aparecerão.

Leilão de Celulares da Receita Federal: Veja como participar

CPF Digital: Saiba como ter uma Segunda Via do Seu CPF