CPF Digital: Saiba como ter uma Segunda Via do Seu CPF

O CPF Digital é gratuito e feito totalmente online

Dependendo da sua idade, você nem sabe como é o CPF físico. Mas os nascidos até o início dos anos 1990, certamente lembram, têm ou tiveram aquele cartão magnético azul contendo 11 dígitos.

A Receita Federal parou de emitir o cartão do  Cadastro de Pessoa Física, CPF,  em 2010. E em 2012, começou a funcionar o sistema de CPF digital. 

Confira agora todos os detalhes de como emitir um CPF digital, seja primeira ou segunda via. 

O que é o CPF digital?

O CPF digital funciona do mesmo modo e tem a mesma validade do antigo CPF físico. O Cadastro de Pessoas Físicas é o documento que registra toda e qualquer pessoa que vive no Brasil, independente da sua nacionalidade, brasileira ou estrangeira.

Há alguns anos, as pessoas precisavam pagar uma taxa e comparecer até uma agência dos Correios, Caixa ou Banco do Brasil para solicitar o documento.

Mas desde 2012 esse processo foi amplamente simplificado e agora qualquer pessoa pode solicitar o CPF Digital de forma gratuita e online. 

Existem algumas poucas diferenças na hora de realizar a solicitação para quem vai tirar a primeira ou segunda via do documento, e para quem declara e não declara imposto de renda. Vamos à elas!

Como emitir a primeira via do CPF?

Para solicitar o CPF online é bem simples, basta acessar o site da Receita Federal e preencher os dados solicitados, como nome completo, data de nascimento, sexo, nome da mãe e endereço. O serviço online emitirá um comprovante de inscrição com o número do CPF, que poderá ser consultado ou impresso pelo usuário. 

Como solicitar segunda via do CPF(Pessoas que não declaram IR)? 

Para solicitar a segunda via do CPF Digital, basta acessar o site da Receita Federal, na página direcionada às pessoas que não declaram imposto de renda, preencher os dados solicitados e a página disponibilizará um comprovante de inscrição do CPF.

Segunda via do CPF para pessoas que declaram IR

Para quem declara imposto de renda, a segunda via do CPF deve ser solicitada no Portal eCAC, o centro virtual de atendimento da Receita Federal. Para usar o portal é preciso ter um código de acesso, que você gera de maneira rápida. Confira o passo a passo.

Passo 1 – Acesse o Portal eCAC e faça o login.

Passo 2 – Para gerar um código de acesso, clique aqui, preencha os campos solicitados e clique em “avançar”.

Passo 3 – Na tela seguinte, informe os números dos recibos de entrega das últimas duas declarações de imposto de renda e, seguindo as orientações do site, crie uma senha de acesso. Por fim, clique em “Gerar código”.

Passo 4 – Com o código gerado, retorne ao link do Portal eCAC (passo 1) e digite o número do seu CPF, o código de acesso recém-gerado e também a senha que você acabou de criar.

Passo 5 – Na tela inicial do Portal eCAC, clique em “Cadastros”, em seguida clique em “Comprovante de inscrição de CPF”.

Passo 6 – O site irá gerar um comprovante de inscrição de CPF, basta salvar ou imprimir.

Por medidas de segurança, sempre que alguém precisar emitir um novo comprovante de inscrição do CPF, será solicitado um novo código, que expira em menos de 24 horas. 

Aplicativo do CPF Digital

O aplicativo CPF pode facilitar bastante a vida dos usuários, porém a praticidade ainda não está disponível para todos, pois para acessar o comprovante de inscrição de CPF pelo app é preciso ter CNH. O motivo da exigência é que o app pede identificação biométrica, presente nas carteiras nacionais de habilitação recentes.

Para acessar o CPF pelo app, o usuário deve seguir os 7 passos abaixo;

1 – Baixar o aplicativo na loja do celular (Android ou iOS);

2 – Após ler as informações da página inicial, clique em “Entendi”;

3 – Preencha o número do CPF, a data de nascimento e clique em “Próximo”;

4 – Concorde com os termos para prosseguir;

5 – Surgirá uma explicação de “Prova de Vida”, faça o que as orientações solicitar e clique em “Entendi”;

6 – A prova de vida costuma ser uma self, conceda as permissões necessárias no seu aparelho e faça a self;

7 – Crie um código PIN e clique em “aceitar”.

Prontinho! Agora o usuário já pode acessar o CPF online por meio do app.

Como conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz

Cartão SUS Digital: Conheça o Conecte SUS e suas Vantagens