App possui registro de todo histórico médico do paciente na rede pública
Muitas pessoas não têm um único cartão de vacina, isso acontece por diversos motivos, ou perde as notas de registro, ou esquece de levar à unidade de saúde quando vai se vacinar, entre outros.
O fato é que muita gente fica cheia de papelzinho depois de se vacinar, marcar uma consulta médica ou pegar a receita de algum medicamento.
Com um cenário cada vez mais digital, o Sistema Único de Saúde (SUS) lançou o aplicativo Conecte SUS, o objetivo é justamente facilitar a vida dos usuários da rede pública de saúde e dos funcionários que realizarem o atendimento.
Para entender melhor como funciona o Conecte SUS, confira agora este artigo com todos os detalhes e saiba como se cadastrar.
O que é o Conecte SUS?
Também conhecido como Cartão SUS Digital, o Conecte SUS é um aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde, onde o usuário cadastrado pode encontrar e centralizar todas as informações referentes ao histórico médico na rede pública.
O objetivo é facilitar a vida das pessoas que usam o Sistema Único de Saúde e dos profissionais que realizarem o atendimento, uma vez que os cadastrados no Conecte SUS terão seus dados e informações médicas contidas no sistema, que poderá ser acessado de qualquer lugar do país.
Como fazer o cadastro no Conecte SUS?
O cadastro no Cartão SUS Digital é bem rápido e fácil. Basta seguir os passos abaixo:
- Baixe o aplicativo (Android ou iOS);
- Informe o CPF no campo indicado e realize o acesso;
- Caso ainda não tenha registro, clique em “Criar sua conta”;
- Em seguida, autorize o SUS a acessar seus dados pessoais como nome completo, CPF, endereço e telefone;
- Clique em “Aceito os termos” e o acesso ao app será liberado.
Posteriormente, o usuário pode personalizar o perfil e incluir uma foto na página inicial. Para acessar o cartão digital, clique no botão laranja, no canto inferior direito, lá o usuário pode ver o número do cartão e um QR Code.
Quais as vantagens do Cartão SUS Digital?
Com o cadastro no Conecte SUS o usuário tem acesso a diversos serviços e registros da rede pública de saúde, inclusive as vacinas que já foram aplicadas tanto na rede pública, quanto particular.
O Ministério da Saúde tem intensificado a campanha para que as pessoas se cadastrem no Conecte SUS, pois os vacinados contra Covid 19 que tiverem registro ativo no app poderão acessar todas as informações da vacina pelo Cartão SUS Digital.
Assim que receber o imunizante, quem for cadastrado no sistema vai ter a dose registrada no Conecte SUS.
No aplicativo será possível o usuário consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data que a dose foi ministrada. Essas informações ajudam a evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.
Os outros serviços que podem ser acessados pelo Conecte SUS são:
- Visualizar todo o histórico de saúde na rede pública;
- Visualizar medicamentos receitados e concedidos pelo SUS;
- Acompanhar as datas de consultas e exames;
- Verificar os hospitais e postos de saúde mais perto de você;
- Marcar consultas de rotina.
Passaporte Digital de Imunização
Devido a pandemia do coronavírus, o trânsito entre países foi bastante alterado, havendo uma série de restrições para viagens internacionais, inclusive os brasileiros ainda estão impedidos de entrar em alguns países.
Neste cenário, a União Europeia trabalha para criar um passaporte de vacina válido em todos os países do bloco, o que facilitará o trânsito dos imunizados. EUA e China devem seguir o mesmo caminho, e no Brasil os dados de vacinação já podem ser acessados pelo Conecte SUS, além do comprovante físico, obviamente.
O que é o SUS e quais serviços são oferecidos?
A sigla é nacionalmente conhecida, mas você sabe quais são os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Além das consultas médicas e odontológicas, o SUS também oferece acesso a medicamentos, realiza o controle de doenças como a dengue e a raiva, além de ser o principal meio de vacinação.
Outros serviços prestados pelo SUS que muita gente não sabe é o controle de qualidade da água, as fiscalizações realizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a fiscalização e regulamentação dos planos de saúde, por meio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Portanto, de um modo ou de outro, todos os brasileiros são usuários do SUS.
Sou formado em Ciência da Computação mas me apaixonei pelo marketing e já fazem mais de 10 anos que atuo com produção de conteúdo para a internet com o objetivo de agregar conhecimento e facilitar a vida das pessoas.