Como solicitar o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal

Milhares de brasileiros têm acesso ao recebimento de benefícios por meio do cartão cidadão

Com tanta informação circulando ultimamente, muitas pessoas se confundem quando o assunto é o recebimento de benefícios pela Caixa Econômica Federal. Inclusive, muitas pessoas nem sabem que têm direito ao recebimento de determinados auxílios. 

É aí que entra o cartão cidadão, que serve para facilitar o recebimento de diversos benefícios e programas do governo federal. Entenda agora o que é e como solicitar o cartão cidadão.

O que é o Cartão Cidadão?

O cartão cidadão é fruto de uma parceria entre governo federal e a Caixa Econômica que visa facilitar o pagamento e recebimento de benefícios trabalhistas e sociais. 

Por meio dele, as pessoas podem consultar o saldo ou sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), consultar os rendimentos do Programa de Integração Social (PIS), sacar o seguro desemprego, o Bolsa Família, entre outros programas sociais. 

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Para solicitar o cartão cidadão o indivíduo deve fazer jus ao recebimento de algum dos benefícios citados acima. Nestes casos, o mesmo pode ligar para a central de atendimentos Caixa ao Cidadão, pelo 0800 726 0207 ou comparecer presencialmente a qualquer agência da Caixa.

Para a solicitação presencial, o cidadão deve apresentar um documento de identificação original, com foto, como:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Carteira profissional, como OAB, CRM, etc;
  • Carteira Funcional;
  • Passaporte;
  • Carteira Militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros.

Em caso de perda ou roubo do cartão, o protocolo de solicitação da 2ª via do cartão cidadão é o mesmo da primeira. Basta ligar na central de atendimento ou ir presencialmente a uma agência da Caixa.

Como cadastrar ou trocar senha do cartão cidadão?

Para desbloquear a senha do cartão cidadão, o indivíduo deve comparecer em qualquer agência da Caixa munido de algum documento de identificação com foto. Caso o cartão esteja bloqueado por excesso de erros ao digitar a senha, o titular pode realizar o desbloqueio em uma casa lotérica. 

Para o atendimento de cadastro ou recadastro de senha em casa lotérica, o titular deve fazer um pré-cadastro ligando na central de atendimentos da caixa 0800 726 0207.

Como consultar o saldo do cartão cidadão?

O saldo pode ser consultado no site da caixa de forma bem simples e rápida. 

  • Primeiro passo: Acesse o site oficial da Caixa, na página referente ao cartão cidadão
  • Segundo passo: preencha as informações solicitadas e confirme. O primeiro campo pede o número do NIS, que é encontrado na primeira página da CTPS, no campo PIS/PASEP.
  • Terceiro passo: Caso ainda não tenha um cadastro, preencha o campo que solicita CPF, NIS ou e-mail e clique em “Não sou um robô”. Na página seguinte, clique em “cadastrar senha”. Nesse momento a página será redirecionada para uma tela que informará os termos do uso, desça a barra de rolagem e clique em “Aceitar”. Confirme a permissão para o envio de e-mail e acesse sua caixa de entrada, lá haverá um link para cadastrar uma nova senha e ter acesso ao saldo.
  • Quarto passo: No menu superior esquerdo existem várias opções, clique na opção que desejar e consulte o saldo. 
Informações importantes

O cartão cidadão não tem data de validade, portanto, se estiver de posse do seu, basta comparecer em uma agência da Caixa ou casa lotérica;

Em caso de perda ou roubo, o usuário deve solicitar o cancelamento do cartão cidadão;

Depois de cancelado, a segunda via pode ser solicitada conforme explicado neste artigo;

Quem não possui o cartão cidadão também pode sacar o PIS, basta comparecer em alguma agência da Caixa, munido de documento de identificação original, com foto;

O cartão cidadão não têm nenhum vínculo com conta corrente ou poupança da Caixa;

Quem tem conta a Caixa pode receber tais benefícios diretamente por ela, sem precisar realizar o saque com o cartão cidadão;

Por fim, o usuário que tem conta na Caixa pode acessar as informações diretamente no app (Android ou iOS).

Certifique-se sempre de acessar o site oficial e nunca passe informações pessoais como dados bancários e senhas para terceiros. Caso vá presencialmente à agência, só aceite ajuda dos funcionários com identificação da Caixa. 

Saiba tudo sobre o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda

Assistência Estudantil 2021: Entenda como funciona esse auxílio e quem tem direito