Leilão de Celulares da Receita Federal: Veja como participar

Diversos modelos de celular disponíveis, inclusive iPhone no leilão 2021

Os leilões costumam ser bem famosos para quem deseja comprar automóveis a baixo custo. Mas você sabia que os leilões da Receita Federal oferecem uma gama extensa de produtos? A lista inclui desde smartphones e videogames até cachaça. 

Veja agora como funcionam os leilões da Receita Federal, especialmente, como participar dos leilões de celulares em 2021. Além disso, entenda porque os produtos são mais baratos e qual a origem dos mesmos.

Como participar de leilão de celular?

O primeiro passo para participar de um leilão da Receita Federal é estar em dia com a mesma, seja CPF ou CNPJ.

Cada leilão possui um edital, é preciso lê-lo atentamente para entender as regras do qual deseja participar. Alguns leilões de celulares da Receita Federal são exclusivos para pessoa jurídica e outros são abertos a pessoa física e jurídica. 

Existem dois tipos de leilões, presencial e online. No leilão presencial, como o próprio nome já sugere, para participar a pessoa deve comparecer ao local determinado pela Receita.

Já no leilão online, os interessados podem participar de modo virtual, mas para isso a RF faz algumas exigências de cadastro.

Para realizar o registro para o leilão online, é necessário ter um certificado digital e um código de acesso, para ambos a RF oferece orientações no site. 

Como funciona o leilão de celular?

Os leilões realizados pela RF são fruto de produtos apreendidos em portos, aeroportos, alfândegas, etc. Quando alguns turistas tentam retornar ao país com produtos importados sem pagar os devidos impostos, materiais apreendidos em contrabando ou mercadorias importadas que tentam burlar o pagamento de tributos obrigatórios. 

Esses produtos são apreendidos e ficam em um galpão até que a RF faça um leilão com os mesmos, o objetivo é aumentar a arrecadação do órgão e dar um destino aos produtos.

Os leilões e editais abertos ficam disponíveis para consulta no site da Receita Federal, confira as ofertas e dê preferência aos leilões que acontecem na sua região, mesmo que seja online. 

Existem algumas razões para isso, e uma delas é que você pode visitar o galpão e ver os produtos antes de dar algum lance no leilão e a outra é que a RF não faz o envio da mercadoria, sendo responsabilidade do comprador a retirada da mesma. Desse modo, é interessante que o leilão ocorra na sua região para facilitar o transporte da mercadoria. 

Quais os valores dos Celulares de Leilão?

Os lotes do leilão de celular funcionam da seguinte forma: normalmente existem mais de um produto em cada lote, um produto que costuma ter procura, como um leilão de iphone, e um produto que não tem muita saída, como fones de ouvido, relógio, entre outros.

Ao escolher um lote, o interessado deverá fazer o lance por todos os itens e não apenas a mercadoria de interesse. Esse esquema visa leiloar todos os produtos e não deixar nada encalhado nos galpões. 

Para fazer uma boa compra é preciso ficar atento aos valores, pois, em algumas situações, o valor é bem inflacionado, assim é melhor comprar uma mercadoria nova diretamente na loja. Além disso, o valor do lance é válido apenas para o produto e não inclui o ICMS, que deve ser pago à parte.

Passo a passo de um Leilão de Celular

Depois de realizar o registro para participar do leilão e escolher o edital de interesse, o participante cairá na primeira fase do leilão, em que deverá dar um lance. O valor oferecido pelo lote deve ser 10% menor que a maior oferta, assim, quem cumprir os requisitos é selecionado para a fase seguinte.

Na segunda etapa ocorre o pregão, em que os interessados disputam entre si. Quem der o melhor lance e não for contestado fica com o lote.  É importante saber que, uma vez adquirido, a mercadoria deve ser paga à Receita Federal sob risco de multa e um novo leilão das mercadorias caso o comprador não realize o pagamento. 

Vale a pena comprar Celular de Leilão?

Depende! Caso o celular de leião seja novo e o interessado consiga adquirir por um lance abaixo do valor de mercado, vale a pena. Agora se o aparelho não for novo ou se tiver um valor inflacionado por outros pregoeiros, é melhor desistir dessa aquisição.

Implante Dentário pelo SUS: Descubra todos os detalhes e como conseguir

Como conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz