Dicas importantes para você não cair em golpes no WhatsApp

Descubra os principais golpes no WhatsApp e aprenda 8 dicas para não cair neles

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, somando mais de 2 bilhões de usuários ao redor do globo.

O app facilita muito a vida dos usuários, mas junto a tamanha fama, também surgem as pessoas que usam o aplicativo para tirar vantagem sobre os outros e aplicar golpes. 

Em tempos de pandemia e isolamento social, em que o principal meio de comunicação entre as pessoas é o virtual, o número de casos aumentou consideravelmente.

É preciso ficar atento a alguns sinais para não cair nessas ciladas. Confira agora os principais golpes pelo WhatsApp, algumas dicas para não cair nesses golpes e como denunciá-los. 

Tipos de golpes pelo WhatsApp

À medida que a tecnologia avança, os golpistas também aprimoram as tramoias para enganar as pessoas para que elas caiam em um golpe.

Normalmente, as informações do golpista são alinhadas com fatos reais, o que dificulta que a vítima desconfie. Em 2021, existem alguns tipos de golpes pelo WhatsApp mais comuns, são eles:

WhatsApp clonado

Neste tipo de golpe, o criminoso entra em contato com a vítima se passando por uma loja ou instituição que a mesma conhece e tem algum tipo de contato, assim fica mais fácil estabelecer uma relação de confiança.

O golpista oferece serviços vantajosos, promoções imperdíveis ou diz que houve um erro na conta do usuário que precisa ser resolvido. 

Para sanar o problema, o criminoso pede à vítima que o envie o código de verificação do Whatsapp, que é enviado por SMS pelo próprio app.

De posse do código, o bandido consegue clonar o WhatsApp do usuário, tendo acesso a toda lista de contato e grupos do mesmo. Normalmente, esse tipo de golpe tem como objetivo entrar em contato com familiares e amigos da vítima, se passando por ela para pedir dinheiro.

WhatsApp falso

Semelhante ao golpe anterior, com o WhatsApp falso o criminoso usa a imagem da vítima em um novo número de telefone e também envia mensagens a pessoas próximas.

O golpista se passa pelo usuário real, dizendo em mensagens que trocou de telefone e que o número pelo qual ele entra em contato é o correto.

Assim, ele pede dinheiro aos conhecidos da vítima, que se não estiver atento, fará o depósito ao criminoso.

Aplicativo espião

Os spywares, ou stalkerwares são aplicativos instalados no celular da vítima que permitem que uma terceira pessoa acesse todas as informações do celular monitorado.

Com esse tipo de aplicativo, o espião consegue ver absolutamente tudo que se passa no celular da vítima, desde troca de mensagem até senhas de bancos. 

Além do terror que é ser espionado, tenho uma notícia pior: muitas vezes esses aplicativos são instalados por parceiros que desejam vigiar o outro e acabam colocando a segurança da pessoa em risco. 

Outra possibilidade é ter o aparelho hackeado. O criminoso envia um link para a vítima, que faz download do app espião sem perceber e passa a ter todas as atividades do telefone monitoradas e pode cair em um golpe pelo WhatsApp

Links maliciosos

Os links maliciosos são disseminados em grupos de WhatsApp com oferecendo brindes, descontos, ofertas imperdíveis e uma série de vantagens.

Ao clicar no link, os golpistas passam a ter acesso aos dados do telefone da vítima e todos os dados e informações contidas nele.

8 Dicas para não cair em golpes no WhatsApp

1) Desconfie de mensagem solicitando ajuda ou pedindo dinheiro, tente entrar em contato com o usuário por outro meio de comunicação e confirme a mensagem recebida;

2) Não responda mensagens que solicitam seus dados pessoais como data de nascimento, número do cartão de crédito, senha, etc;

3) Não clique em links suspeitos, mesmo se tiver sido enviado por uma pessoa de confiança; 

4) Desconfie de promoções imperdíveis ou serviços gratuitos;

5) Ative a verificação em duas etapas e não compartilhe sua senha com ninguém; 

6) Evite deixar o celular desbloqueado nas mãos de terceiros;

7) Suspeite que seu celular foi invadido se a bateria estiver descarregando rápido e esquentando muito, se seus dados móveis acabam antes do previsto ou se receber um alerta pop-up no celular;

8) Instale um antivírus e faça uma verificação frequente no aparelho.  

Como denunciar golpes pelo WhatsApp

Caso a mensagem recebida seja de um número desconhecido, denuncie como spam e bloqueie o contato.Caso seja uma pessoa próxima, alerte a mesma que ela está compartilhando uma mensagem fraudulenta.

Aplicativos e sites para vender coisas usadas e fazer uma renda extra

Quem paga previdência privada precisa pagar INSS?