WhatsApp 2021: Como Receber e Enviar Dinheiro pelo App

A funcionalidade está disponível para aparelhos Android e iOS e promete facilitar a vida dos usuários

A liberação do Banco Central do Brasil para o uso de pix já revolucionou o modo como as pessoas fazem transferências hoje em dia. Agora já pensou ter um serviço semelhante de modo ainda mais simples? Pois essa é a promessa do WhatsApp, que iniciou as transferências de dinheiro pelo app.

Confira agora todos os detalhes sobre essa novidade e aprenda o passo a passo de fazê-la.

Enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp

No dia 4 de maio, o WhatsApp anunciou a liberação da função enviar e receber dinheiro pelo aplicativo. A funcionalidade já era aguardada há um tempo e esperava liberação do BC para iniciar as operações. De acordo com os responsáveis, este serviço será liberado de forma gradual aos usuários, que deverão fazer a atualização do aplicativo para poder acessar a opção de pagamento e recebimento pelo WhatsApp.

Apesar de toda facilidade, o recurso tem algumas restrições, como por exemplo os bancos que aceitam esse tipo de movimentação. Para realizar as transações, é preciso ter uma conta bancária com cartões de débito, pré-pago ou combo com as bandeiras Visa ou Mastercard de um desses bancos: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi ou Woop Sicredi.

Como funciona enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Para realizar uma transferência pelo WhatsApp o usuário deve clicar no ícone de clipe de papel (Android) ou no sinal de + (iOS), é o mesmo campo em que o usuário pode enviar documentos, fotos, localização e contato.

  • Clique no ícone e escolha a opção “Pagamento”;
  • Digite o valor que deseja transferir e, se necessário, deixe uma mensagem para o destinatário;
  • Clique em pagar e digite a senha do Facebook Pay;
  • O envio de dinheiro pelo WhatsApp aparecerá na conversa com o recebedor, que precisará aceitar a transação para que a mesma seja concluída. 

Como o WhatsApp pertence ao Facebook, é preciso ter um cadastro no Facebook Pay para enviar e receber dinheiro pelo app. Para isso, basta cadastrar um cartão de débito ou um cartão pré-pago e escolher um código PIN, que será solicitado em todas as transações realizadas.

Caso o recebedor não seja cadastrado, o aplicativo enviará uma mensagem o convidando a cadastrar o cartão para receber o pagamento pendente. Esse registro deve ser feito em até dois dias, caso contrário o dinheiro será reembolsado ao pagador.

No momento as transações são permitidas apenas entre telefones brasileiros e em moeda local. Portanto, ainda não é possível enviar ou receber dinheiro de algum contato do exterior. 

Qual valor mínimo e máximo das transações?

Não existe valor mínimo para o envio de dinheiro pelo WhatsApp, no entanto, as pessoas não podem enviar ou receber mais que R$ 5.000 por mês. Além disso, cada transação tem o valor máximo de R$ 1.000, mas é possível enviar e receber mais dinheiro em transações separadas, uma vez que cada usuário pode realizar até 20 movimentações por dia.

Ao atingir o limite de envios e recebimentos, o WhatsApp enviará uma mensagem ao usuário informando que ele deve aguardar o mês seguinte para dar sequência ao pagamento ou recebimento. Um ponto importante é que, assim como o pix, essas transações são gratuitas.

É seguro enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Certamente você está se questionando quanto a segurança dessas transações, uma vez que frequentemente ouve-se casos de clonagem do WhatsApp. Visando fechar essas arestas, os responsáveis pelo aplicativo dizem que a função é disponibilizada para funcionar apenas no aparelho registrado pelo usuário. Caso haja tentativa de envio ou recebimento de dinheiro em um celular não cadastrado, o aplicativo solicitará o código PIN.

Além disso, em todas as transações, mesmo em aparelhos cadastrados, é necessário realizar uma série de autenticação, como senha, leitura de digital ou reconhecimento facial em aparelhos compatíveis. Lembrando sempre que existem algumas medidas que segurança para evitar fraudes, como a verificação em duas etapas. 

Atualize seu aplicativo na Play Store ou Apple Store e veja se o novo recurso já está disponível para você. E, ao usá-lo, lembre-se de seguir todas as recomendações de segurança.

Saiba o cronograma do 2º semestre do FIES, Prouni e Sisu 2021

Por quanto tempo é pago o Auxílio-Maternidade e qual o valor?