Entenda como funciona o Enem Digital

50 mil alunos fizeram o Enem Digital em 2020

A realização do Enem digital é algo que já vinha sendo discutido e idealizado há um certo tempo, mas a pandemia do coronavírus acelerou esse processo. Em 2020, o Ministério da Educação inaugurou o modelo de prova virtual que foi aplicada para 50 mil alunos em diferentes cidades do Brasil.

Porém, essa novidade ainda gera muitas dúvidas nos candidatos. Confira o artigo agora para entender tudo sobre como funciona o Enem digital.

O que é o Enem Digital?

Como o próprio nome sugere, o Enem Digital é o conhecido Exame Nacional do Ensino Médio, porém, feito de forma digital, no computador. A estreia desse modelo de avaliação aconteceu na edição de 2020 e agradou os organizadores, que visam oferecer uma prova mais interativa aos candidatos.

Imagino que você deve estar se perguntando se a prova pode ser feita de casa, e a resposta é não! Apesar da inovação de uma avaliação nacional virtual, é preciso que todo o processo seja feito com extrema segurança, para que não seja posta em cheque a validade e eficácia da prova. Os computadores disponibilizados aos candidatos são configurados no sistema próprio para a avaliação e não possuem conexão com a internet. 

Assim, mesmo os alunos que fizerem o exame pelo computador, precisarão comparecer ao local de prova no dia e horário determinado. As unidades que disponibilizam o Enem Digital recebem toda a estrutura necessária para proporcionar aos alunos uma boa experiência, assim como os aplicadores de prova recebem uma capacitação específica para este modelo de avaliação.

Como funciona o Enem Digital?

A prova digital não difere basicamente em nada da prova física, falando do aspecto de conteúdo. O exame é composto por 180 questões, divididas em dois dias de prova, sendo um dia para as avaliações de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias. E na segunda data, normalmente acontecem as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Na edição 2020, a redação do Enem ainda aconteceu no papel, pois segundo o Inep não houve tempo hábil para preparar o sistema virtual para receber as dissertações. De todo modo, acredita-se que nas próximas edições, quem optar pela prova digital, terá todo o conteúdo disponível virtualmente. 

Como é o local de prova do Enem Digital?

Quando chegar ao local de prova, o candidato será direcionado à uma máquina, assim como é direcionado à mesa e cadeira em provas físicas, ao se acomodar, o aluno deve aguardar as orientações do aplicador para acessar o computador.

Quando o exame tiver o início autorizado, o aluno deve inserir o código da chave de acesso que estará na folha de rascunho entregue pelo aplicador. Nesse momento, o computador irá fornecer os dados do candidato, que deve conferir se está tudo certo antes de prosseguir com a prova. Se estiver tudo OK, basta iniciar a avaliação.

O tempo para realizar o Enem digital é o mesmo da prova física, o aluno tem das 13h30 às 18h30 (19h no dia da redação) para concluir a avaliação. O candidato também pode fazer pausas para ir ao banheiro, porém esses momentos também são incluídos na contagem do tempo.

Quais as cidades participantes do Enem Digital?

A modalidade ainda não está disponível em todo o país, em 2020 apenas algumas capitais receberam o Enem Digital. Foram elas: Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Manaus (AM); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA) e São Paulo (SP).

A expectativa é que mais cidades recebam o Enem digital de forma gradual e, de acordo com o Ministério da Educação, a ideia é que até 2026 o Enem já seja completamente realizado de forma digital. Segundo informações do MEC, além de oferecer interatividade aos candidatos, o exame virtual também irá gerar uma enorme economia aos cofres públicos, que só em 2019 gastou mais de R$ 500 milhões com a impressão de provas. 

Agora que você já sabe tudo sobre como funciona o Enem Digital, não perca tempo e fique de olho nas datas de inscrição do Enem 2021.

Banco N26 no Brasil: Veja como entrar na fila pra abrir conta

Salário Mínimo 2021: Veja o valor que já está valendo (Alguns Estados são Exceção)