Carteira Virtual ou Digital: Veja como usar e os melhores aplicativos

Como o próprio nome já diz, a carteira digital é bem semelhante à nossa carteira física, em que guardamos dinheiro, cartões de crédito, débito e documentos. Mas como o mundo tecnológico está aí para facilitar a nossa vida, a carteira digital também chega com esse propósito.

Já pensou em sair de casa sem dinheiro ou cartão e conseguir fazer compras apenas pelo smartphone de modo rápido, fácil e seguro? Aqui você vai aprender exatamente o que é o aplicativo carteira digital, quais seus benefícios e quais os melhores aplicativos.

O que é o aplicativo carteira digital?

Chamado de carteira digital, carteira virtual ou digital wallet, o aplicativo carteira digital é um software criado para smartphones, tablets e computadores com o objetivo de facilitar os pagamentos realizados no dia a dia.

A carteira digital é um espaço virtual onde o usuário pode guardar e administrar seu dinheiro, cadastrar seu cartão de crédito e fazer compras sem precisar compartilhar os dados bancários com ninguém. 

Essa praticidade também se estende às compras físicas. Como a maioria dos aparelhos celulares, atualmente, vêm com a tecnologia Near Field Communication (NFC), com o cartão de crédito cadastrado no aplicativo carteira digital ou com o saldo existente, o usuário pode simplesmente aproximar o smartphone da maquinha de cartão e pronto, é feito o pagamento. 

O aplicativo carteira digital é seguro?

A segurança para transações em meios eletrônicos é sempre uma preocupação, mas a carteira digital oferece toda a tranquilidade para os usuários uma vez que seu software é criptografado. E o que isso quer dizer? Criptografia significa que apenas o emissor e o receptor são capazes de ver o código da transação.

Outra característica que mostra que o aplicativo carteira digital é seguro é o fato de não ser necessário o compartilhamento de dados bancários com ninguém, seja para efetuar ou receber pagamento. Além do pagamento por NFC em lojas físicas, as carteiras digitais também disponibilizam a geração de QR code.

O que é carteira digital com cashback?

Para começar esse tópico, primeiramente, precisamos esclarecer o que é cashback? A palavrinha trazida do inglês pode parecer um bicho de sete cabeças, mas o significado é uma maravilha, pois quer dizer dinheiro de volta. E essa é mais uma das vantagens que a carteira digital oferece.

Carteira digital com cashback significa que comprando pelo aplicativo, em determinadas lojas, o usuário recebe uma parte do que foi pago de volta. A porcentagem de cashback varia de acordo com a carteira digital escolhida. 

Ame Digital: dinheiro de volta

A carteira Ame Digital, por exemplo, é um serviço parceiro do grupo B2W (Lojas Americanas, Shoptime e Submarino), com ela é possível pagar algumas compras feitas nessas lojas, receber uma parte do dinheiro de volta na carteira digital e usá-lo para comprar novos produtos ou pagar contas pelo aplicativo.

A carteira digital Ame também é parceira do Méliuz, outro serviço de cashback, desse modo o usuário pode combinar compras com direcionamento Méliuz, usando Ame como pagamento e assim receber dinheiro de volta nas duas plataformas.

Carteira digital Banco do Brasil

Alguns bancos tradicionais também oferecem o aplicativo carteira digital, como é o caso do BB e do Bradesco. A carteira bB oferece serviços semelhantes às demais, como guardar e receber dinheiro, realizar pagamentos e outras transações bancárias, recarga de celular etc. Mas pode ser bem vantajosa para quem recebe benefícios sociais e opte para que o crédito ocorra nela, assim também é possível o saque do valor em qualquer caixa eletrônico da rede.

Carteira digital Bradesco

A Bitz Carteira Digital oferece cashback em lojas parceiras, descontos exclusivos, saque no Banco24Horas, além do cartão de crédito, também permite o cadastro do cartão refeição e alimentação e o saldo rende, automaticamente, 100% do CDI. 

A carteira digital Bradesco também oferece um cartão de débito, físico e virtual, da bandeira Elo, com tecnologia NFC, permitindo o pagamento por aproximação.

Para ter qualquer uma dessas carteiras digitais não é preciso ir a lugar nenhum, basta fazer o download do app, disponível para Android e iOS, realizar o cadastro no aplicativo e pronto, sua carteira digital estará disponível.

Veja as vantagens que cada uma oferece e descubra qual a carteira digital mais adequada às suas necessidades. 

Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda: Entenda as regras e qual valor tem direito a receber

Cadastro Positivo: Saiba o que é e como funciona