Com o Cadastro Positivo ativo, aumentam as suas chances de crédito no mercado financeiro
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o cadastro positivo, principalmente depois da sanção da Lei Complementar 166/2019, que passou a permitir que todos os CPFs e CNPJs fossem inclusos automaticamente nele, sem a necessidade de autorização do cliente. Mas você sabe exatamente o que é, para que serve e como funciona?
Confira agora todos os detalhes sobre o cadastro positivo e aprenda a verificar como anda o seu.
O que é o cadastro positivo?
O cadastro positivo é uma espécie de currículo da vida financeira de cada pessoa. Lá é possível ver o histórico de pagamentos do indivíduo, entre contas pagas e dívidas em atraso. O acesso a esses dados se dá por meio dos birôs de crédito, como SPC e Serasa.
Ao contrário do cadastro negativo, em que as empresas de crédito, bancos e comerciantes tinham acesso apenas às dívidas da pessoa, com o cadastro positivo passa-se a ter acesso a tudo, o que não foi pago, mas o que foi pago também. O objetivo é aumentar as chances de crédito, com juros menores, para pessoas físicas e jurídicas que honrem com seus compromissos.
O cadastro positivo existe desde 2011, regulamentado pela Lei Nº 12.414, mas a adesão ao registro nunca foi alta. Até que em 2019, a lei complementar permitiu a inclusão automática de todos os cidadãos.
Apesar do registro automático de pessoas e empresas no cadastro positivo, o score de crédito só poderá ser visto por empresas que estejam avaliando a concessão de crédito ou transação comercial entre os mesmos que ofereçam risco financeiro.
O que é score de crédito?
Score é um sistema de pontuação referente a vida financeira do indivíduo ou empresa. A lógica do score consiste no seguinte: a cada dívida paga, sua pontuação aumenta. E, obviamente, a cada conta em atraso essa pontuação diminui. E é com base nessa pontuação que as empresas de crédito realizam a análise de concessão ou não a um CPF ou CNPJ.
A pontuação varia em 0 e 1000, em que:
De 0 a 300 pontos representa alto risco de inadimplência;
De 301 a 700 pontos representa risco médio de inadimplência;
De 701 a 1000 pontos representa baixo risco de inadimplência.
Quais as vantagens de ter um registro no cadastro positivo?
Com o cadastro positivo ativo o score aumenta e, consequentemente, as chances de crédito no mercado também, pois sua pontuação é avaliada com base em todo seu histórico e não em uma possível dívida única. Além disso, os bancos e outras empresas que o consumidor venha a fazer negócio podem oferecer menores juros, de acordo com o score do mesmo.
Para os trabalhadores autônomos, o cadastro positivo também é muito vantajoso, especialmente para os que precisam de crédito. Por não ter como comprovar renda fixa, o acesso a empréstimos muitas vezes são dificultados. Porém, como o cadastro positivo ativo, os bancos e instituições financeiras conseguem saber o perfil do cliente, o que aumenta a chance de conseguir o crédito.
Como verificar meu cadastro positivo no Serasa?
Para verificar se o cadastro positivo está ativo, basta acessar o site do Serasa, informar os dados solicitados e criar um perfil. Nesta página, o usuário tem acesso a todas as informações de compras, dívidas, pagamentos realizados e, claro, ao score de crédito.
Caso haja alguma dívida em aberto, o site do cadastro positivo no Serasa costuma oferecer uma possibilidade de acordo para que o cliente realize o pagamento e como bônus receberá um aumento na pontuação.
Como realizar a exclusão do cadastro positivo?
Mesmo com essa inclusão, as pessoas que não desejam fazer parte do mesmo, podem solicitar a retirada de seu CPF do cadastro pelo site, por telefone, pelos Correios ou presencialmente.
Essa exclusão do cadastro pode ser solicitada a qualquer momento, e o birô de crédito que receber a solicitação deve repassá-la a todos os demais, que terão o prazo de 2 dias para a retirada dos dados do sistema.
Contudo, a exclusão do cadastro positivo não é indicada, uma vez que, assim, o usuário passará a ter apenas o cadastro negativo, reduzindo as chances de crédito.
Caso ainda tenha alguma dúvida, acesse a página de dúvidas frequentes, no site do SPC Brasil.
Sou formado em Ciência da Computação mas me apaixonei pelo marketing e já fazem mais de 10 anos que atuo com produção de conteúdo para a internet com o objetivo de agregar conhecimento e facilitar a vida das pessoas.