Ter uma vida financeira organizada pode ser um desafio para muitas pessoas, pois acabam gastando mais do que recebem e muitas vezes gastam sem nem saber com o que.
Há alguns anos a planilha de excel era usada para auxiliar nesse controle, porém ela não é muito simples de ser usada, pois você precisa saber as fórmulas e o modo correto de organizar a planilha.
Com os avanços tecnológicos e a variedade de smartphones você pode controlar sua vida financeira na palma da mão com alguns aplicativos para organizar suas finanças pessoais. Aqui te mostraremos o top 5, vamos lá!
1) Organizze
O Organizze permite que você gerencie seus gastos sem precisar vincular a sua conta bancária, coisa que alguns aplicativos pedem, assim você fica mais seguro ao usar o app sem precisar inserir seus dados bancários.
O aplicativo permite que você insira seus gatos manualmente, defina categorias de despesas, controle detalhadamente os gastos no cartão de crédito e ainda envia notificações perto da data de vencimento de suas contas .
Baixe agora nas versões Android ou iOS.
2) Fortuno
No aplicativo financeiro pessoal Fortuno você deve inserir suas receitas, que é o quanto você recebe, e os seus gastos, que é o quanto você gasta.
Dentre as despesas gastas, o Fortuno permite que você insira detalhadamente as despesas com cartão de crédito, assim você pode comparar mensalmente, por meio de um gráfico disponibilizado no aplicativo, quais despesas são supérfluas e podem sair do orçamento.
O aplicativo ainda ajuda a poupar dinheiro, pois ele simula uma transferência fictícia para o Tesouro Direto, por exemplo, assim você também controla seus investimentos mensais.
É importante frisar que essa transferência é fictícia, apenas para controle, para realizar a transferência real você deve fazer junto a sua corretora.
Você também pode separar as receitas. Algumas pessoas trabalham em mais de um lugar, então recebem de lugares diferentes, assim o aplicativo permite que você separe e controle os recebimentos de forma isolada.
Todas as funcionalidades do aplicativo listadas aqui são grátis, mas caso tenha interesse, você também pode usar a versão premium pagando uma taxa mensal.
Baixe agora nas versões Android .
3) Mobills
O Mobills é um ótimo aplicativo para quem quer fazer controle financeiro e economizar.
Ele tem características e funcionalidades muito semelhantes ao fortuno, mas ele tem o diferencial de uma análise inteligente sobre seus gastos, identificando se alguma despesa específica está alta e te orientando a economizar.
Outro ponto positivo é que você consegue acessá-lo também pelo computador.
Além disso, o Mobills é um ótimo aplicativo para quem faz investimentos, pois o aplicativo te mantém atualizado sobre o valor do dólar, de bitcoin, taxa de juros, inflação etc e você ainda pode fazer um teste sobre qual perfil tem.
A desvantagem dele é que nas despesas de cartão de crédito é possível cadastrar apenas um cartão.
Baixe agora nas versões Android ou iOS.
4) Minhas Economias
Dentre os aplicativos de finanças pessoais, o Minhas Economias é super indicado para quem quer fazer um planejamento focado em metas e sonhos a serem alcançados.
O aplicativo de finanças pessoais ainda envia notificações lembrando registrar os gastos diários.
Baixe agora nas versões Android ou iOS.
5) GuiaBolso
Para fechar a nossa lista, vamos falar do GuiaBolso, que tem como maior diferencial a opção de contratação de empréstimo pelo aplicativo.
Lá mesmo você pode comparar as taxas e decidir qual melhor se aplica a sua realidade. O GuiaBolso também permite que você consulte se seu CPF está negativado e sua pontuação no score.
O que algumas pessoas não gostam, é que no GuiaBolso você precisa cadastrar os seus dados bancários, assim a cada movimentação o app será notificado e você não precisará anotar os gastos manualmente.
Apesar desse cadastro gerar um certo desconforto, o aplicativo de finanças pessoais garante que a plataforma é totalmente segura, com certificados internacionais e todas as informações criptografadas.
Segundo os criadores do aplicativo, o cadastramento dos dados bancários facilita o uso do mesmo, fazendo com que o usuário se fidelize ao aplicativo. Ainda de acordo com o GuiaBolso, menos de 10% das pessoas que começaram a anotar as finanças manualmente continuaram após 3 meses.
Atualização (28/04/2023): Aparentemente o GuiaBolso foi descontinuado.
Sou formado em Ciência da Computação mas me apaixonei pelo marketing e já fazem mais de 10 anos que atuo com produção de conteúdo para a internet com o objetivo de agregar conhecimento e facilitar a vida das pessoas.