Qual Melhor Investimento: CDB ou CDI?

Veja agora qual é o melhor investimento para aplicar seu dinheiro se o CDB ou CDI

Você quer começar a investir, mas ainda está em dúvida entre qual seria a melhor opção, CDB ou CDI? Muita gente confunde os dois tipos de investimento. No entanto apesar de estarem relacionadas, CDB e CDI estão em posições bem distintas.

Preparamos esse artigo para te ajuda a decidir qual melhor investimento CDB ou CDI e te explicar melhor como cada um funciona. Confira!

cdb ou cdi

CDB ou CDI, qual a diferença entre eles?

Apesar de muitas pessoas acharem que se trata do mesmo investimento, CDB e CDI possuem suas particularidades. O CDB corresponde ao título no qual você irá investir. Enquanto isso, o CDI é o índice de referência que você usa para acompanhar a rentabilidade do que investiu.

Entenda melhor as diferenças a seguir:

CDB

CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Ele corresponde a um título privado que os bancos emitem para a captação de investimentos. Quando você opta por comprar um desses títulos, automaticamente está emprestando dinheiro ao banco. Em troca, você recebe a remuneração desse empréstimo em juros.

CDI

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. Ele corresponde a um título que os bancos emitem quando é feito empréstimos diários entre si para que seja garantido um caixa positivo. Além disso, ele serve também como um índice de referência (ou benchmark) para quem investe no mercado de renda fixa.

Investir em CDB ou CDI – Posso investir em ambos ao mesmo tempo?

Ao investir no CDB você pode adquirir o CDI de modo que seja referência de sua rentabilidade.

O CDB é um título de renda fixa adquirido em corretoras e bancos. Então, ao investir nesse título você recebe uma remuneração em forma de juros que segue uma porcentagem do CDI.

O retorno remunerado em juros que segue essa porcentagem do CDI é a troca de recursos do valor emprestado a instituição quando você comprou o título. E seus ganhos dependem do CDI ao longo do tempo.

Qual o impacto do CDI no CDB?

Ao investir em títulos CDB pós-fixados, ou seja, que pagam uma porcentagem do CDI é justamente essa taxa DI (Depósito Interbancário) que define qual o valor que você vai ganhar nessa aplicação.

Quanto mais alto o CDI estiver, mais rentável será o valor que receberá do seu investimento no CDB. Assim como se o CDI cair, seu CDB tende renderá menos.

CDB ou CDI, qual a relação entre os dois?

 A maior parte dos CDBs pós-ficados são rentáveis por uma porcentagem definida do CDI. Por exemplo, sabe quando você procura um título e aparece que o CDB paga 100% do CDI?

É esse CDI, a taxa média dos títulos interbancários que são emitidos pelo banco que serve como modelo para regular o sistema de finanças.

Ou seja, se um CDB paga 100% como no exemplo acima, quer dizer que a rentabilidade desse CDB é de 100% da taxa divulgada de forma diária pela B3, a bolsa de valores brasileira. A taxa de DI normalmente fica bem próxima a taxa de juros básicos da economia, a Taxa Selic.

CDB ou CDI qual o melhor?

Afinal, qual melhor CDB ou CDI? De modo geral, ambos representam boas fontes de investimento, pois um completa o outro.

Se um CDB for pós-fixado e atrelado ao CDI o título mais em conta será aquele que a rentabilidade do CDI tem a maior porcentagem. Mas é preciso contabilizar o custo do Imposto de Renda sobre o rendimento do CDB no prazo de aplicação.

Também é bom levar em conta a liquidez dos CDBs. Isso porque alguns pagam porcentagem mais alta que o CDI, porém os prazos são maiores, como 1 ou 2 anos por exemplo.

Agora que você entendeu melhor como ambos funcionam, já pode investir no CDB ou CDI 2022 muito mais tranquilo!

Calendário de Pagamentos do INSS 2022

Calendário de Pagamentos do INSS 2022: Saiba as Datas

Onde Encontrar CDB com Liquidez Diária

Onde Encontrar CDB com Liquidez Diária?