Pular para o conteúdo
Início » Como simular a aposentadoria em 2021

Como simular a aposentadoria em 2021

O simulador “Meu INSS” já está disponível com as novas regras da previdência

Fazer os cálculos de quando pode se aposentar e de quanto será o benefício pode não ser uma conta tão simples, especialmente para os leigos no assunto.

Mas você sabia que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece essa conta de forma simples, rápida e totalmente virtual?

Pelo site ou pelo aplicativo “Meu INSS” os interessados podem fazer simulações para a aposentadoria nas normas estabelecidas pela reforma e pelas regras de transição. Confira agora”

O que é o simulador “Meu INSS”? 

O simulador de aposentadoria disponível na página do Meu INSS calcula o tempo de contribuição do trabalhador, o tempo de serviço prestado, o valor da contribuição durante esse período e faz uma projeção de quando a pessoa poderá se aposentar e qual será o valor recebido. 

Para aqueles que fazem jus à aposentadoria desde novembro de 2019, data anterior à reforma, existem sete cálculos diferentes para simular a aposentadoria:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por contribuição;
  • Aposentadoria por idade nas regras de transição;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição – pontos;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição – idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição – pedágio 50%;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição – pedágio 100%.

A simulação é feita com base nos dados no INSS, desse modo, para que a projeção seja correta, é preciso que os dados do usuário estejam atualizados no sistema.

Ao acessar o Meu INSS e perceber a inconsistência em alguma informação, o usuário deve solicitar a correção dos dados, não apenas para a simulação, mas até mesmo para um pedido de aposentadoria. 

Como funciona o simulador de aposentadoria do INSS

Qualquer pessoa pode acessar o Meu INSS e fazer uma simulação de aposentadoria, entretanto, algumas funcionalidades com maior filtro só estarão disponíveis para pessoas que já tem o direito a aposentadoria ou quem está muito próximo de adquiri-lo.

Agora aprenda o passo a passo de como fazer a simulação no site ou no app.

Passo 1 –  Entre no site Meu INSS ou acesse pelo app disponível para Android e iOS;

Passo 2 –  Clique em “Entrar com gov.br”;

Passo 3 – Aparecerá uma página de pop-up, crie um login e uma senha de acesso;

Passo 4 – Clique em “O que você precisa?” e escreva “Simular aposentadoria”;

Passo 5 – Confira se os seus dados (data de nascimento ou vínculos) estão corretos, caso contrário, clique na figura do lápis para alterá-los;

Passo 6 – Ainda sobre a conferência dos dados, caso perceba que está faltando alguma informação, clique no ícone de “+” e adicione o conteúdo ausente;

Passo 7 – Em seguida, clique em “Recalcular”. 

Pronto, aparecerá o resultado da simulação em um PDF disponível para download. Os interessados em solicitar a aposentadoria, também podem o fazer na mesma página, clicando em “Pedir aposentadoria”. 

É importante ter em mente que o simulador de aposentadoria, como o próprio nome diz, é uma projeção de quando o trabalhador poderá se aposentar. Mas, como dito anteriormente, é necessário que os dados estejam atualizados para que a simulação seja feita de modo correto. 

Além disso, realizar a simulação de aposentadoria não é realizar o pedido de aposentadoria. Este pode ser feito também de modo virtual e ao fim da página de simulação, mas é um outro procedimento. A simulação por si só não é o pedido de aposentadoria.

O simulador mostra quanto vou receber na aposentadoria?

Depende! O serviço já permite sim visualizar quais serão os vencimentos do aposentando, porém esta funcionalidade só está disponível para pessoas que já têm o direito de se aposentar ou para aquelas que faltam 5 anos para adquirir tal direito.

Para os demais, a estimativa de recebimento ainda não está liberada. 

Ainda assim, para as pessoas que o cálculo já é liberado, é importante frisar que os valores podem sofrer alterações dependendo da modalidade que o indivíduo se enquadra, seja nas normas aplicadas na Reforma da Previdência ou na Regra de Transição, especialmente quando trata-se das regras do pedágio de 50% ou 100%.

O simulador de aposentadoria “Meu INSS” é simples e seguro, como sempre orientamos por aqui, fique atento aos sites  e apps oficiais e não passe seus dados para terceiros.