Carteira de Trabalho Digital: Saiba Como Funciona Este Aplicativo

Veja agora tudo o que precisa sobre como funciona a Carteira de Trabalho Digital!

Com o avanço da tecnologia vários documentos que antes eram apenas físicos agora ganham suas versões digitais. A Carteira de Trabalho Digital é um deles, onde pode ter acesso a qualquer momento através do aplicativo CTPS Digital.

Este aplicativo reúne informações da Previdência Social, assim como da Carteira de trabalho. E, por meio dele, você pode ter seus dados na sua mão, como o PIS/PASEP ou então seu contrato de trabalho atual, por exemplo.

Quer saber mais sobre a versão digital da carteira de trabalho? Então acompanhe esse artigo até o final e saiba como funciona e como obter sua. Confira!

Carteira De Trabalho Digital como funciona

A Carteira de Trabalho Digital existe desde 2017. Mas foi só em 2019 que ela começou a substituir o documento físico. Com a versão digital da CTPS você pode:

  • Consultar seus dados trabalhistas
  • Acompanhar o contrato de trabalho atual
  • Solicitar seguro-desemprego.

Com ela ainda é possível checar o calendário de pagamento do abono social, do benefício emergencial. Ou então compartilhar informações que comprovem sua experiência profissional.

Como tirar Carteira De Trabalho Digital

Para obter sua CTPS Digital é muito simples. Tudo o que precisa é de um celular com sistema Android ou então iOS. Com esse dispositivo em mãos, basta fazer o download do aplicativo, bem como informar seus dados e pronto.

Carteira de trabalho digital como fazer

Não sabe como baixar carteira de trabalho digital no celular? Não se preocupe, preparamos um tutorial com o passo a passo de como fazer Carteira De Trabalho Digital para você. Veja a seguir!

Passo 1 – Como baixar

Acesse o Google Play ou então a App Store e faça o download do aplicativo. Lembre-se de conferir se são aplicativos oficiais desenvolvidos pelo Governo do Brasil antes de tudo, para garantir sua segurança.

Ou então se preferir acesse os links disponíveis abaixo da Carteira de Trabalho Digital App:

Passo 2 – Carteira De Trabalho Digital instalar e cadastrar

Depois que instalou sua CTPS Digital, será necessário fazer login. Caso seja seu primeiro acesso no app, será preciso fazer seu cadastro. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Clique em “entrar”. Caso não tenha CPF, bem como senha cadastrados no Cidadão.br, clique em “cadastre-se” em baixo do login
  2. Depois que fizer isso clique novamente em “cadastre-se”.
  3. Leia o aviso de informação e continue para a próxima etapa
  4. Digite CPF, bem como data de nascimento, nome, e-mail e nome da mãe para realizar a primeira parte do cadastro.
  5. Serão feitas cinco perguntas pessoais para que seja confirmada sua identidade. Responda todas elas e anote a senha que será gerada e exibida na tela do seu celular.

Pronto o cadastro está feito. Agora você precisa executar login para alterar sua senha para uma que você escolha.

Passo 3 – Carteira de Trabalho Digital entrar e trocar de senha

Com o cadastro feito e a senha provisória anotada é hora de trocar de senha. Até mesmo para criar algo que seja fácil para você lembrar depois.

Para isso, você deve voltar para a tela de login e coloque os dados solicitados que são CPF, assim como a senha provisória. Depois que fizer isto, clique em “entrar”.

E seguida, forneça novamente CPF e senha provisória na aba de “senha atual”. E na aba de “nova senha” digite sua nova senha.

Lembrando que para a nova senha é preciso conter mais de 9 caracteres, ter uma letra minúscula e uma maiúscula no mínimo. Além disso, também é preciso conter ao menos um número.

Com a alteração feita autorize o acesso do aplicativo as informações de CPF, nome completo, NIT e perfil de acesso. Feito isso seu cadastro e login estão prontos para uso.

Como checar meus dados

Com o login feito é só clicar no seu perfil que os números do PIS/PASEP e da Carteira de Trabalho irão aparecer, assim como os seus dados pessoais.
Na aba ao lado você pode visualizar seus contratos de trabalho atuais e os dados contratuais. Na aba seguinte há o QR Code e na outra você tem acesso as perguntas frequentes. E pode solicitar a segunda via da CTPS ou sair do app.

Prontinho, viu como é fácil? Agora você tem a sua CTPS Digital em mãos sempre que precisar.

Como Fazer uma Reserva de Emergência (Comece Hoje Mesmo)

o que é auxílio brasil

Auxílio Brasil: Como vai Funcionar e Qual é o Valor?