UNICEF

ESTUDOS E SISTEMATIZAÇÕES

Estudos e sistematizações

Educação

Cooperação Internacional e organismos bilaterais

DESAFIO

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que apoia importantes iniciativas na área da infância e da adolescência, encontrou no Programa de Ensino Presencial com Mediação Tecnológica, do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), um modelo inovador para garantir educação básica a comunidades remotas. E, para replicar tal experiência, demandava a sistematização da metodologia, com indicação de suas limitações. A Move foi selecionada para realizar tal processo.

SOLUÇÃO

A Move desenhou dois estudos: um qualitativo e um quantitativo. No qualitativo, foram analisados documentos, os gestores e parte dos professores do Cemeam foram entrevistados e três comunidades no interior do estado foram visitadas. Já no estudo quantitativo, foi feita a análise da permanência e do rendimento dos alunos, a partir dos bancos de dados de pesquisas nacionais e da Secretaria Estadual de Educação.

RESULTADOS

Os estudos compuseram um documento que articula dados e visões de todos os atores envolvidos no programa sobre os seus aspectos metodológicos, tecnológicos e logísticos. Além disso, com vistas a subsidiar a replicação da iniciativa em contextos diversos, o documento indica também quais pilares sustentam o Ensino Presencial com Mediação Tecnológica e quais são os principais desafios para sua plena execução.