SESAI

SISTEMAS DE MONITORAMENTO
(ALIANÇA ENTRE PACTO E MOVE)

Sistemas de monitoramento

Saúde

Políticas públicas

DESAFIO

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é o órgão do Ministério da Saúde responsável pela prevenção, promoção e recuperação da saúde de mais de 700 mil indígenas distribuídos em 34 Distritos Especiais de Saúde Indígena em território nacional. Ao final de 2014, a SESAI, em convênio com a OPAS, solicitou à Move a revisão dos Planos Distritais de Saúde Indígena (PDSI), bem como a produção de indicadores de monitoramento dos efeitos de suas ações.

SOLUÇÃO

Move e Pacto trabalharam em parceria nesse processo, que consistiu em: (1) construir um Plano Estratégico detalhado à SESAI para um quadriênio (2015 a 2018); (2) desenhar e implementar novo processo de elaboração dos Planos Distritais de Saúde Indígena; e (3) construir e validar novo mapa de indicadores estratégicos (referentes à acesso e cobertura, saneamento, estrutura, força de trabalho, gestão, articulação interfederativa e controle social).

RESULTADOS

A SESAI reordenou e priorizou ações com base no plano estratégico. Além disso, ampliou a interlocução com as lideranças indígenas (envolvendo gestores de diferentes níveis), isso facilitou a identificação de problemas, a eleição de prioridades, a formulação de estratégias e resultados e a construção do orçamento dos PDSI. Esse processo fez com que a SESAI amadurecesse seu modelo de gestão e desenvolvesse maior potencial para impactar positivamente a saúde dos povos indígenas.