INSTITUTO C&A

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)

Avaliações de impacto e resultados

Outros

Empresas fundações e institutos

DESAFIO

O Instituto C&A desenvolveu durante anos o Programa Desenvolvimento Institucional (PDI), que tinha como objetivo fortalecer política e tecnicamente Organizações da Sociedade Civil (OSC) de todo o Brasil. O Instituto, então, solicitou uma avaliação capaz de identificar os principais avanços e pontos de atenção do programa para fundamentar o planejamento de nova etapa, que tinha como objetivo o ganho de escala.

SOLUÇÃO

A primeira etapa do processo avaliativo teve caráter exploratório e consistiu (1) na aplicação de questionários por telefone com líderes de algumas OSC participantes, (2) realização de oficina com a equipe gestora para definir perguntas de avaliação e (3) estudo de caso com organizações participantes. Na segunda etapa, de aprofundamento, foram (4) aplicados questionários com representantes de todas as OSC, (5) realizadas entrevistas com os gerentes do Instituto e (6) estudadas fundações empresariais como benchmarking.

RESULTADOS

Essa avaliação permitiu conhecer os resultados do PDI e os fatores que influenciaram seu alcance. Com base nessas informações, foi construída uma clara imagem de possíveis caminhos para que o PDI alcançasse escala. Essa avaliação está retratada no artigo “O programa Desenvolvimento Institucional na perspectiva da avaliação”, publicado no livro “Organizações da Sociedade Civil: protagonismo e Sustentabilidade” (2013).